O que são sapatos Barefoot/Respeitadores?

Os sapatos Barefoot, também conhecidos como sapatos respeitadores, têm como principal objetivo proteger os pés das crianças quando o ambiente exterior assim o exige, permitindo-lhes, no entanto, que sintam o chão, recebam estímulos do mundo que os rodeias, tornando-se ainda, uma ajuda essencial no equilíbrio e no crescimento saudável do osso do calcanhar.  

Este tipo de sapatos, comparativamente com outros, permite que o mesmo não atrapalhe o movimento natural dos pés, dando-lhes total liberdade dos movimentos, oferecendo às crianças uma sensação de liberdade, quase como se estivessem descalças.

Permitindo que os dedinhos fiquem livres e retos, o pé crescerá de forma saudável sem estar apertado constantemente dentro do sapato.

Principais característica dos sapatos Barefoot/Respeitadores:

  • Sola dura: contrariamente às solas moles que podem levar a posturas incorretas, protege ainda, os pezinhos, de pisos que sejam menos seguros.
  • Sola fina de cerca de 3 a 4mm: tendo os pés mais de 70 mil terminações nervosas, este tipo de sola permitirá que o cérebro da criança receba a informação do tipo de pavimento que está a pisar, ajudando-o a adaptar-se e obter o equilibro mais cedo.
  • Sola sem desnível: importante na aquisição do equilibro e da marcha, permite que o pé não fique elevado, tal como, quando a criança está descalça.
  • Sola flexível: principalmente na zona dos dedos, permite que o sapato, na aquisição da marcha, torça, fornecendo total liberdade a todas as articulações do pé, não modificando, deste modo, o seu movimento natural, adaptando-se às brincadeiras nos diferentes pavimentos.
  • Calcanhar sem reforço: permite o crescimento saudável do osso do calcanhar durante a aquisição da marcha, e aquisição do equilibro de forma natural. 
  • Ponteira ampla: permite que os dedos fiquem livres, retos e ativados, deixando o pé crescer de forma saudável, uma vez que, não se encontra apertado dentro do sapato.
  • Ajuste com velcro ou atacadores: permite a autonomia da criança e o ajuste do sapato ao pé, para que este não fique demasiado apertado ou demasiado largo.